31 de março de 2017

Resenha 1 capitulo Educação e Tecnologias

         A autora se refere a tecnologia como um tipo de meio de sobrevivência, onde as pessoas que tem esse poder tem capacidade de dominar o outro, seja no seu viver, em sua economia e na sua estrutura de vida geral, tendo esses conceitos em mente podemos analisar que a autora mostra que é tecnologia não é apenas poder, e sim uma forma de melhorar a vida do ser humano comum com equipamentos que facilitam o seu dia a dia e informa como as tecnologias foram evoluindo para chegarmos nessa era digital que nos cerca,.
        Atualmente temos uma educação voltada para as tecnologias onde o âmbito de pesquisas são realmente impressionantes, mas isso pode causar danos sérios a sociedade atual como por exemplo a completa automação de processos trabalhistas onde iria acarretar em milhares de pessoas desempregadas, gerando assim uma crise socioeconômica alarmante,
        As tecnologias são renovadas a cada instante, a todo momento temos um aplicativo sendo criado por exemplo, as noticias muito ligadas a juventude, onde as pessoas mais idosas que não conseguem ser inseridas nesse meio acabam sendo assim "excluídas" de uma sociedade onde tem por sua vitalidade a inovação constante.
        Os meios atuais trazem sim um bom condicionamento humano, mas também acarretam séries de problemas e crises mundiais, como por exemplo a automação do trabalho de todos os setores seria uma cena alarmante onde voltaríamos a sobreviver como um tratado de vassalagem. Devemos sim fazer uso dessas inovações,sempre nos atualizando porque podemos acabar como  disquete que simplesmente foi esquecido com a inovação para o CD.


Acadêmica Keila Anandyara Chamorro de Oliveira
tecnologia e seu beneficio
Diferença da tecnologia antiga com a atual, simplesmente ficou mias direcionada , claro que existe m muitas formas terrives do uso desses tecnologias, exemplos em guerras,devemos mostrar as vantagens e os benefícios  em termos e um bom celular, tablete, computadores,etc, trouxe renovação em centros universitários com mais didática para os alunos e acadêmicos.Analisando as vantagens de ter as tecnologias e nossa volta, chegam de diversas formas, radio, televisão, uso de celulares, jornal cada vez mais frequente na atualidade.
uma pergunta dos grupos da era digital e como vivem antes das tecnologias, só que eles não tem o conhecimento que não e de hoje que se constroem um era tecnológica, isso vem acompanhando a humanidade, sempre se inventaram coisas para o uso, e benéficos, a grande diferença que a nossa época são das digitais.

Resenha do livro Educação e tecnologia- cap. 1


A mente humana propõe que a tecnologia cresça e inove conforme a cada dia que passa. Desde que o homem surgiu, a tecnologia esteve presente junto a ele. Por exemplo, na Idade da Pedra, a água, o fogo, um pedaço de pau ou até mesmo um osso era utilizado para a sobrevivência da espécie. A tecnologia sempre favoreceu a que tivesse seu controle. Contudo, as novas tecnologias não são mais para a defesa do ser em si mas sim para o ataque e a dominação do inimigo.

Da mesma forma que a tecnologia avançava, ela também era passada da antiga geração para a próxima. Cada meio tinha uma definição, uma opinião e uma quantidade de informação. Por isso os vínculos entre a educação, poder, conhecimento e a tecnologia estão presentes em todas as épocas. Assim como nossos antepassados, estamos cada vez mais  com o conforte que ela nos proporciona. 

Entretanto, cada dia que passa, a tecnologia invade nossas a vidas, seja para ampliar nossas memórias e proporcionar ainda mais possibilidades, tornou-se uma dependência. A economia, política e divisão social são reflexos do homem usando-la. Logo, o significado de tecnologia é "o estudo dos processos técnicos de um determinado ramo de produção". 








Resenha: O que são tecnologias e por que elas são essenciais

 De acordo com a autora, os avanços das tecnologias são mais antigos que a espécie humana. Desde os primórdios, os homens garantiam sua sobrevivência graças ao que iam inventando, das criações básicas (água, fogo, pedaço de pau) até as mais complexas (isopor, relógio digital, computador) existentes hoje em dia. Essas criações davam poder aos que possuíam essas tecnologias, assim esta passou a ser usada para dominação e acumulação de riquezas. Apesar da dominação que os avanços tecnológicos começaram a exercer, manipulando as informações que eram dadas a população e aos governos, estes avanços também contribuíram para a globalização.
 "A educação também é um mecanismo poderoso de articulação das relações entre poder, conhecimento e tecnologia." Entretanto, as autoridades reprimem o poder da informação, quando usam a educação para formar alunos medíocres. Apesar de o governo usar a educação escolar para controlar a função das pessoas na sociedade, a tecnologia é uma grande aliada da educação, pois a informação é facilmente acessível apenas por um clique e essa facilidade de disseminação de informação também contribui para a globalização.
 As tecnologias têm seus benefícios e malefícios para a sociedade, mas é fato que elas sempre existiram e sempre existirão em nosso meio, pois toda inovação em determinado tempo é uma nova tecnologia. Elas ajudaram os nossos ancestrais a desenvolverem seu tempo e proporcionaram o conforto que temos hoje, sem o qual não conseguimos viver.

Acadêmicas:
Ana Rocha
Bruna Costa

30 de março de 2017

|| Resenha || Educação e tecnologias - Capitulo 01



Titulo original: Educação e tecnologias;O novo ritmo da informação
Autora: Vani Moreira Kenski
Sinopse: O termo 'tecnologias' tem sido muito empregado em Educação, com os mais diversos sentidos e significados. Neste livro a autora reflete sobre as relações que sempre existiram entre esses dois campos do conhecimento: a educação e as tecnologias. Seu desafio foi o de falar sobre o tema sem entrar em discussões mais aprofundadas do campo específico da Educação, com seus jargões profissionais, suas teorias e abordagens.




O que são tecnologias e por que elas são essenciais 


A tecnologia tem marcado presença na vida do ser humano desde muito tempo. Na idade da pedra, por exemplo, eram utilizados ossos e pedra para a caça e sua proteção. Porém, essa tecnologia começou a ser utilizada de maneira à fim de se sobressair , o que resultou na criação de pequenos exércitos e transformou lanças em armas que eram utilizadas para guerra. Assim, animais foram domesticados e os transportes começaram a surgir.

Esse conhecimento foi crescendo e transformado em poder. Com esse poder, o governo tem a possibilidade de ter o domínio e o controle sobre a população por meio dos meios comunicação, assim como jornais e revistas. A globalização criou um mundo divido entre aqueles com conhecimento e poder e aqueles que não tem acesso a isso, os ''subdesenvolvidos''. Para Lyotard (1988 e 1993) filósofo francês, o ser humano precisa adaptar-se a tecnologia para poder acompanhar o mundo.

''Os que não tem a ''senha de acesso'' para ingresso nessa nova realidade são os excluídos, os ''subdesenvolvidos''.''
-Pág. 18

As crianças recebem educação e cultura em seus lares, criando um conceito e formando sua identidade social. A maneira como ela se comporta na sociedade demonstra muitas vezes da maneira como ela foi educada em casa. A escola na sociedade abrange todo o publico e não só os jovens, pessoas buscam educação como uma garantia de um bom futuro. O professor na sala de aula e junto com o uso de aparatos e suportes tecnológicos busca sempre trazer a informação da melhor maneira possível para seu aluno.

As tecnologias estão presentes a todo momento em nossas vidas e com isso o costume e o conforto de algumas dessas. Nem sempre o homem teve água encanada e luz elétrica, antigamente ele tinha que contar com suas capacidades naturais. Consideramos o ser humano e o cérebro uma das mais aperfeiçoadas tecnologias. A união de humanos em grupos e bandos foram ótimas para deterem um poder sobre os desafios da natureza, as técnicas que eles usavam para caça e criação de ferramentas eram passadas e aperfeiçoadas a cada geração. Cada descoberta ao longo do tempo desde o fogo e a roda até o carvão e o combustível serviram para desenvolver o acervo cultural dos humanos. A evolução tecnológica não muda só equipamentos e produtos elas mudam o comportamento da sociedade e o modo de vida. Na nossa sociedade tecnológica oque marca é a tecnologia de comunicação e informação, elas mudam o modo de vida cotidiano de cada um, muda o trabalho e outros.

"Tecnologias não são só ''máquinas"."
-Pág. 22 

Muitas pessoas acham que tecnologia está ligada a aparelhos, mas na verdade tecnologia é aquilo que está associada a engenhosidade do cérebro humano de criar em todas as épocas. A linguagem é uma tecnologia, antiga, que foi sendo modificada e temos vários tipos hoje, ela possibilita a comunicação entre membros de grupos sociais.

O futuro da tecnologia, mostrado em filmes de ficção científica, onde são criados robôs superinteligentes que dominariam a raça humana, isso nos faz temer a tecnologia. Ela é justamente o contrario do medo, pois ela já esta inserida e nós muitas vezes nem percebemos que ela esta presente, pois aquilo se tornou algo natural.

Pense como seria sua vida se não tivéssemos as tecnologias nos ajudando a realizar as nossas atividades diárias.
-Pág. 25

Então, a tecnologia foi evoluindo junto ao ser humano, começo com lanças, passando para armas e outras formas como os óculos, dentaduras e os celulares e computadores que utilizamos atualmente
A tecnologia está presente em tudo ao nosso redor e nos tornamos tão acostumados à ela que não percebemos que coisas simples também são tecnologias. O futuro da tecnologia está evoluindo muito rapidamente e isso está nas mãos de cada um de nós.

Acadêmicos: Alexandre e Thais                        
Resenha educação e tecnologia.

É comum ouvirmos dizer que " na atualidade, as tecnologias invadem o nosso cotidiano" essa visão literária é redutora do conceito de tecnologia como algo negativo, ameaçador, perigoso criam um sentimento de medo.
O conceito de novas tecnologias é variável e contextual. Em muitos casos, confunde-se com o conceito de inovação. As tecnologias caracterizam-se também por terem uma base imaterial, porem conceitual e informativo 
Como a autora citou que as tecnologias invadem nosso cotidiano na atualidade, realmente na maior parte da sociedade realmente foi "invadida" pela tecnologia, mas não somente como algo negativo. Ela possui seus pontos negativos e positivos dependendo da maneira que você a utilizar. A tecnologia, mais especificamente a internet, é uma ferramente prejudicial dependendo do seu uso, pois o uso exagerado na maioria das pessoas ficam viciadas atrapalhando no rendimento de outras atividades.
Mas pode ser considerada uma boa ferramenta para: pesquisa, leitura, lazer usado com moderação e controle. Mas a população em geral não observa os dois lados da moeda, eles apenas focam no lado ruim e não se importam se tem uma maneira que possa ser útil sem prejudicar.
Temos que ter a percepção de que a tecnologia e apenas uma ferramenta assim como o dinheiro, e nos deixamos ser corrompidos por ela. O único problema e que esquecemos de nos socializar até mesmo com os nossos familiares e as pessoas que estão ao nosso redor. A tecnologia é apenas uma ferramenta que pode ser considerada uma coisa boa e ruim, maneirando no seu uso para que não estejamos fadados a falhar. 
Não procure felicidade onde não há! <3 




Gabriel Militão; Luciano Kamada

Resenha || Educação e Tecnologias || Capítulo 1 : O que são tecnologias e por que elas são essenciais.

Em seu livro, Vani Moreira Kenski, traz, numa linguagem acessível e dinâmica, sua opinião em estudos com a tecnologia e as suas formas de emprego inevitáveis na educação.

No primeiro capítulo, a autora aborda vários tópicos afim de explicar e desmistificar a tecnologia, apresentar um pouco do contexto histórico e suas aplicações no dia a dia. Kenski inicia enfatizando que, desde os tempos remotos o ser humano já usava a tecnologia de sua época, garantindo um processo crescente de inovação através de materiais mais potentes, o que possibilitou aos povos com o maior domínio de tecnologia um acúmulo maior de riquezas e poder, consequentemente.

Ao relacionar o passado com o presente, a autora frisa que a situação de acumulo de riquezas não se perdeu com o decorrer dos séculos, usando como exemplo as grandes potências econômicas dos dias de hoje, que gastam boa parte de suas verbas em pesquisas e avanços tecnológicos.

Há, também, uma relação entre educação, poder e tecnologia, nesse contexto, a escola representa o espaço de formação de todas as pessoas, possibilitando o domínio de conhecimentos necessários para uma melhor qualidade de vida das pessoas. A partir da tecnologia, a formação profissional é mais qualificada, assim como a forma que as pessoas vivem, informam-se e comunicam-se.

Por fim, conceitua duas formas distintas de tecnologia: As técnicas e equipamentos feitas para a melhora das tarefas rotineiras, tecnologias intangíveis, como a fala, que possibilitaram toda a evolução da humanidade, e a tecnologia digital e maquinaria dos dias de hoje, levando em conta o conceito de inovação.

O livro de Vani Moreira Kenski é uma leitura obrigatória não somente para os interessados em compreender as questões atuais relacionadas com a educação e o uso das mais novas tecnologias, mas também para profissionais de todas as áreas que necessitam compreender o olhar dos jovens que estão, desde muito cedo, inseridos em uma sociedade cuja linguagem predominante é a digital.

Resenha do capitulo 1 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

  A autora afirma que as tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana, já que desde o primórdio as pessoas tinham a necessidade de inventar algo para facilitar a vida da mesma, como por exemplo a lança para pesca, roupas de couro, ferramentas para auxilio na caça entre outros, portanto tecnologia é poder.
  E com a evolução da espécie, houve um sentimento de ambição por maiores e melhores tecnologias, sendo assim as armas não foram mais criadas apenas para a defesa, mas sim para a dominação e ataque de uma população.
  Atualmente estar dentro do mundo da tecnologia tornou-se uma necessidade, e as pessoas acabam por passar mais tempo no mundo virtual, onde tudo se torna fantasioso, e como consequência ficam isolados do mundo real. E essa é problemática levantada por muitos, pois as pessoas ficam totalmente deslocadas do meio real, e só se interagem virtualmente.
  Mas também tem seus benefícios, como a comunicação rápida, a interação com pessoas de outros países conhecendo assim culturas e hábitos diversos, informações em tempo real, a educação a distancia, já que hoje em dia é possível ter acesso a diversos livros, filmes, conteúdos e até graduações, sendo preciso só estar conectado a a rede.
  A autora afirma também que a tecnologia não é somente algo digital e online, ela pode ser uma simples cadeira, uma colher, uma panela, um caneta, entre varias outras coisas, que foram surgindo conforme a busca e necessidade do ser humano por maior conforto, e em função da tecnologia nossa vida está em constante revolução, e a maioria das vez nem percebemos que ela está tão inserida em nosso meio, e portanto acaba tendo mais aspectos positivos do que negativos.

Helouise Lima e Nathalia Cintra.

Capitulo I - Educação e Tecnologia.

Assim como a autora do livro diz, as tecnologias são bem mais antigas que a espécie humana, por que  com a engenhosidade humana, que passou a existir as mais belas criações de tecnologias avançadas, mas a cada época e década, vinha a existência uma forma de evolução na tecnologia diferenciada, na pré-história, para eles a água, fogo e pedra era o único meio de tecnologia para sua sobrevivência.
na guerra fria, houve um impulso revolucionário, com a descoberta de equipamentos, medicamentos, máquinas jamais vistas, outro avanço cientifico muito importante foi a corrida espacial, trazendo inúmeras inovações como: isopor, forno de microondas,o relógio digital e o computador, com o passar dos anos, a tecnologia tomou um imenso espaço entre nós, e cada vez mas estará entre nós.
Embora a tecnologia seja responsável por uma grande divisão social na humanidade, ela é um veiculo de informação que está constantemente em modificações.
 alunas: Anna Karoline e Larissa Lins

Resenha | O que são tecnologias e por que elas são essenciais

A tecnologia está presente na vida do ser humano desde os primórdios. Uma pedra pode ser utilizada como arma ou um couro de animal pode ser usado como vestimenta para proteção do frio e a isso damos o nome de tecnologia, quando o ser humano elabora a partir de técnicas, elementos ou produtos com uma ou mais utilidade. No decorrer do desenvolvimento humano a tecnologia foi sendo aprimorada para servir para o nosso conforto. A autora expõe que esta tecnologia também serviu para defesa pessoal ou de um grupo onde os mais equipados de "armas" exercia domínio sobre o grupo mais indefeso. No texto também é abordado a questão da tecnologia ser utilizada como arma poderosa que acaba dividindo a humanidade em dois grupos, um que tem livre acesso e estão bem instruídos e o outro mais excluído ou com mais dificuldades de acesso, portanto se tornam reféns dos que possuem mais informação. Na educação a tecnologia é usada para diminuir a distancia entre professores e alunos e aumentar a interação, servindo também para transmitir um conteúdo de diferentes formas onde os alunos terão maior compreensão. Outro ponto do texto é o fato da tecnologia trazer consigo, além de inovação, mudanças que geram desempregos para grupos de profissionais que usam tecnologias que ficaram utrapassadas. Estes grupos são forçados a buscarem outra opção de emprego ou se adaptarem de alguma as novas tecnologias para continuarem trabalhando. Tecnologia não pode ser resumida à máquinas, ela está embutida em nossa linguagem, nossos hábitos, nossos objetos e elementos que formam diferentes culturas. Ao final, a autora busca nos conscientizar que os filmes de ficção científica exploram da tecnologia para, de forma dramática, mostrar invasões alienígenas ou guerras onde o homem perdeu o domínio sobre as máquinas. Este conceito é reducionista, na realidade a tecnologia acaba tendo mais pontos positivos que negativos. Em função da tecnologia nossas vidas estão em constante mudança, espero que sejamos capazes de viver de forma hamoniosa e inteligente com essa ferramenta.

Resenha - Educação e Tecnologias - capitulo 1

No primeiro capítulo a autora explica bem que, tecnologia já existia mesmo antes da espécie humana, o que proporcionou a sobrevivência da mesma, pois utilizavam de elementos da natureza para se proteger de outros animais fisicamente mais fortes. Com a chegada da Guerra houve um grande avanço tecnológico.
A tecnologia , o conhecimento e o poder estão interligados entre si, cada meio de comunicação transmite assuntos polêmicos conforme a opinião de seu autor.
Com o fim da Guerra, houve colapso e realmente se iniciou a era tecnológica, em todos os meios, na política, na educação, em grandes empresas.
Com esse início, a tecnologia avançou muito rapidamente, e ajudou na adaptação dos seres humanos no ambiente em que viviam. A evolução tecnológica não se refere somente a equipamentos, mas também interfere, nas relações do homem individuais e coletivas.
A tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia, e as vezes nem percebemos, pois ela está ligada direta e indiretamente em nosso meio, mas mesmo assim a todo momento temos contato em nossas atividades mais comuns, devido a facilidade que ela nos proporciona.


Acadêmicas: Emylli Areco
                      Pâmela Renata Malta

RESENHA: Capitulo I - O que são as tecnologias e por que elas são essenciais.





  A autora fala sobre as tecnologias e faz uma comparação dos modos atuais com os de antigamente, da  evolução e sua importância .
  E como essa mudança na evolução da espécie humana é necessária para o desenvolvimento e  convívio na sociedade de um  modo geral.
  A tecnologia atual tem a capacidade de movimentar o raciocínio  de acordo com o conhecimento e suas necessidades.
  O desenvolvimento da tecnologia na época da civilização marca a cultura e a compreensão de sua história.
  Certamente serviu para o desenvolvimento do acervo cultural da espécie humana.
  A evolução da tecnologia não é restrita aos novos usos de determinados equipamentos como por ex; notebooks, computadores, celulares, e produtos ela altera o comportamento tanto individual quanto social.
  O aparelho celular por exemplo. Hoje em dia podemos conversar por uma video chamada e ver a outra pessoa do outro lado do mundo.

Acadêmicos: Neuisller
Suellen Alves
Ariele

RESENHA: Capitulo I - o que são as tecnologias e por que elas são essenciais

As tecnologias surgiram muito antes do que imaginamos, o ser humano ja utilizava da engenhosidade para sobreviver na idade da pedra, dando origem as formas diferenciadas de tecnologia. A necessidade do homem tem lhe dado inúmeras formas de de inovação.
Essa evolução da informatica tem desencadeado uma revolução nas diferentes culturas desde a sua descoberta, desde adestrar animais para batalhas de domínio à grandes corporações de multinacional.
O autor aborda o fato de que a tecnologia dividiu a humanidade em dois grupos, os que tem facilidade para acesso a essa evolução e os que não tem tanta facilidade para se adequar, deixando-os mais fragilizados.
A internet veio para facilitar a vida das pessoas, para estudar, trabalhar, se comunicar com quem esta distante, forçando quem não tem acesso, se adequar a revolução da tecnologia.
Essa tecnologia esta por todos os lados, facilitando quem tem o controle de seu uso, dificultando pra quem ultrapassa a utilidade dessa ferramenta a tornando empecilho de seu desenvolvimento no trabalho, estudos e até uma interação saudável com a família.
Com a evolução que essa ferramenta tem, ela pode ser destrutível associada a ambição que o ser humano tem de posse.
Que saibamos utiliza-la, para somar conhecimento, e facilitar a interação saudável do ser humano vs maquina.

Resenha Capítulo I- Educação e tecnologias

Na antiguidade as tecnologias surgiram com a invenção humana, onde deram origem para novas tecnologias. As inovações e conhecimento colocados em prática, deram  origem a vários recursos para serem utilizados. Na idade média os homens só garantiam sobrevivências por que eles dominavam o uso de elementos da natureza, como a água e fogo. Com isso a antiga tecnologia foi inovada.
 Em toda era, a tecnologia está presente, em relação sociais e épocas, bem como na sociedade moderna a tecnologia amplia nossa memoria e capacidades de informações. E também interferiu os comportamentos de outras produções que deu origem a inúmeras descobertas.
Com tudo isso a tecnologia é um meio de produção, comunicação, criação e inovação, independente de ser uma tecnologia eletrônica e manual.
   






                       Alunas: Fernanda Garcia e Carolina Bueno.

Tecnologias: isso serve para fazer guerra 


De acordo com a autora do livro Educação e tecnologias O novo ritmo da informação, e logo em seu primeiro capítulo afirma que as tecnologias são tão antigas quanto a espécie humana e ainda complementa TECNOLOGIA É PODE. Nesse capítulo ela mostra que não é apenas o digital que é tecnologico e sim também a água, o fogo, um pedaço de pau ou osso de um animal que eram utilizados na idade da pedra para dominar ou afungentar os homens, sendo assim quem tinha mais desses equipamentos eram os mais "poderosos".
Essa questão de poder  esta cada vez mais forte pois, as grandes potências procuram manter e ampliar seus poderes políticos e econômicos, gastando asssim muito dinheiro em pesquisas que das tais sairão  inovações que irá para nossas casas e altera  nossas vidas.
É notória que os avanços são rápidos e de grande escala porém, essas tecnologias são as evolução das nossas vidas.

Acadêmica: Thalita Montagneri
I Capitulo -  Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação

 No primeiro capítulo a autora descreve o que são tecnologias e porque elas são essenciais, traz conceitos de tecnologias como algo resultante do conhecimento derivado do uso do raciocínio humano, originando o "...conjunto de conhecimentos e princípios científicos  que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade...", e técnica como sendo "...as maneiras, jeitos ou habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo...". Aqui são apresentadas as diversas fases das tecnologias ao longo dos tempos e suas implicações em cada sociedade, enfatizando que, atualmente, seu uso se faz presentes na maioria das atividades humanas, inclusive na educação. Situa-se também as relações entre avanços tecnológicos e as alterações decorrentes da intensificação de seus usus nas sociedades em diferentes épocas além de apresentar e conceituar os indiferentes formatos com que as tecnologias se apresentam e suas relações com o poder e guerra.

Por: Isabella Scher e Natália Beatriz
 Resenha- I Capitulo do livro: Educação e tecnologias o novo ritmo da informação


As tecnologias são tão antigas quanto a especie humana, e o processo crescente de inovações é garantia do raciocínio usado pelo homem, isso desde o início dos tempos mesmo com os homens mais suscetíveis à fragilidade diante de outros animais e a natureza, fez com o que o homem na idade média através da utilidade da água, fogo e outros materiais, junto com a sua sobrevivência e dominação.
Além da evolução das tecnologias, elas invadem a vida humana, ampliam a sua memória, garantem uma contradição de bem-estar pois também fragilizam as capacidades do ser humano, com o poder de alterar comportamentos.
Tecnologia e seu conceito que vai muito além de maquinas, engloba em um todo as engenhosidades que o cérebro humano tem poder para criar e estipular aplicações em todas as épocas. Existem muitas tecnologias ao redor do ser humano, diariamente mais perto do que se imagina, como algo rotulado natural.
A autora termina esse capitulo trazendo o certo pensamento de uma cotidiano sem a tecnologia, e como seria o comportamento da humanidade.

 Acadêmicas : Tatiany Alves, Renata de Souza .

24 de março de 2017

Olá pessoal ! Este, é um vídeo em animação retratando a evolução do homem e sua auto destruição. Um vídeo mostrando um resumo desde a era primitiva até a era tecnológica.


Allana Arruda

Tecnologias

Autora fala no texto de como a tecnologias fazem parte da vida dela e das outras pessoa. O mundo virtual é uma realidade onde a autora relata suas aulas virtual  com seus alunos. Ela relata um projeto onde ela e outras pessoas estão se empenhando muito um é projeto de mundo virtual com novas ideias um novo conceitos e novas proposta de aprendizagem. O mundo virtual é maravilhoso porém perdemos o contato físico com as pessoas um abraço um beijo uma boa conversa com os amigos. O contato com  proferssor na sala de aula, mais sabemos que a tecnologia veio para ficar o mundo hoje não se vê sem ela tudo que vamos fazer ela está presente no mercado nas loja nos bancos. Vivemos no mundo onde tudo gira em torno da tecnologia para nós resta apenas aprender a viver em dois mundos bem diferentes, e valorizando nossas raízes.

23 de março de 2017

Resenha:Educação e Tecnologia.

              Este texto se trata de um ambiente tridimensional criado e desenvolvido por alunos, que planejam desenvolver um espaço com uma aparência de jardim com vários tipos de assuntos espalhados pelas varias direções desse jardim e que em cada uma dessas direções pode-se encontrar vários painéis de pesquisa imersivos com uma grande variedade de assuntos e maneiras de apresentação, como outdoors, sons, fóruns de debate entre outros.
               Este ambiente tridimensional projetado por estes alunos, se for bem desenvolvida pode ter uma funcionalidade incrivelmente útil para o uso no ensino nas escolas. Podendo se usar para organizar os materias que seriam usados numa aula ou para o trabalho.
        O professor organizaria os arquivos podendo usar videos, imagens e outras plataformas de apresentação do conteúdo selecionado para o aluno de uma maneira mais dinâmica, e com este "jardim" o aluno poderia ter acesso a um maior numero de conteúdos de diversas disciplinas, podendo o aluno ver oque ele desejar, não somente oque o professor mandar, proporcionando o aumento da curiosidade de alguns alunos pois terá um grande numero de arquivos para pesquisa e ajudando no desenvolvimento do aluno.












Luciano Akira Kamada

Mundo virtual


Mundo virtual.

Tecnologias e mundo virtual
A autora expressa a satisfação de ter a comunicação virtual e mostra o quanto contribui para a sociedade e pra os estudos no contexto geral;
Essas tecnologias da pra fazer qualquer coisa, no caso para estudo noticias, informações, melhorou muito,tudo isso vem com mais rapidez, o aprendizado  nessas áreas tecnologias não e mais despercebido, mais sim essencial para o desenvolvimento profissional e ate mesmo social.
Isso vem influenciando uma geração,neste caso veio para melhorar a vida de muitas pessoas,que não tinha tempo para o estudo, isso facilitou o ensino a distancia.
tem um lado ruim em alguns caso das tecnologias, a falta de comunicação direta com as pessoas do seu convívio real, deixando de viver a realidade para viver no mundo virtual.
No contexto do livro quer dizer que o homem que utiliza as tectonologias, teve ter uma educação para não se tornar muito virtual na vida real,usar para o beneficio, de estudos, crescimento profissional ou ate mesmo no lazer, sem perder a o conato real com as pessoas.

Resenha: Educação e Tecnologias - O novo ritmo da informação (introdução)

Resenha: Educação e Tecnologias - O novo ritmo da informação (introdução)



A atualidade em que estamos a internet está presente em nosso cotidiano de uma maneira avançada do que em tempos atrás e a tendência é crescer cada vez mais.
 A internet nada mais é que do que a comunicação, ou a passagem de dados, ela pode se dar através do WIFI ou través de Cabos (FIBRA).
Está presente no nosso dia dia nos computadores, tablets, celular e até mesmo na televisão.
A prosposta é reduzir a distância, faciliatar vidas e economizar tempo, esses são alguns dos milhares de benefícios que citei sobre a internet.
 A internet prisa hoje, mais benefícios do que problemas, tendo em vista que é uma tecnologia crescente.
Só de imaginar o que poderá nos proporcionar daqui uns anos é um tanto quanto interessante é muito importante fazer parte dessa informação.
A idéia de fazermos uma pesquisa em tempo real, o aparelho que te avisa se vc tomou ou não a pílula anticoncepcional e manda os dados para seu ginecologista também através da rede.
Enfim a maioria da populaçao no mundo estão conectadas na internet.

Resenha: Educação e Tecnologias - O novo ritmo da informação (introdução)

O dia só começa quando liga-se o computador e se acessa a internet utilizando a webcam e a senha de acesso. Neste texto mostra-se o choque entre a educação e tecnologia na qual o real e o virtual se misturam nos inserindo no mundo tridimensional, sem identidade, sem personalidade, sem visão e sem emoção. A autora mostra um jardim, feito por vários colaboradores de vários lugares do mundo, na qual você pode escolher sua forma de apresentação, seu sexo, o nome e a figura, o mundo dos avatares. O real e o virtual se choca com as múltiplas facetas que uma pessoa pode ter atrás da internet e dos seus meios, apesar de trazer desenvolvimento e inovação, este mundo paralelo nos intimida e nos assusta. É um caminho que precisa ter a dose certa de exposição para não sentir-se isolado, dependente, infeliz e vazio. A educação e a tecnologia é um interação fadada ao sucesso se os envolvidos controlarem sua identidade, sua personalidade, sua visão, sua emoção e seu pé no chão.

Educação e Tecnologia (Introdução)

                         Educação e Tecnologia (Introdução) 


                    A autora expõe em simples palavras, o avanço da tecnologia, sua importância como meio na educação e toda praticidade que ela nos oferece. O campo virtual abrange todos os assuntos, trocas de informações, redes de comunicação, musicas, filmes, política, aprendizagem, etc. Sua eficaz é evidente, assim, como suas consequências. 
                  Infelizmente, com toda essa acessibilidade, esse impacto tecnológico trouxe uma geração alienada. As pessoas "esquecem" do mundo real, de como elas são, perdem sua essência para viver de status. As crianças não conhecem mais programas como Chaves, mas estão sempre com celular ouvindo letras de funk decorada, enquanto isso, os pais estão no whatsapp, facebook ou fazendo uma self. Algumas pessoas ainda não obtiveram acesso à todas essas informações, vivendo uma vida mais simples, mas,  vivendo! outras, apenas se recusam a tudo isso. 



Acadêmica Allana Arruda 

|| Resenha || Educação e tecnologias;O novo ritmo da informação - Vani Moreira Kenski (Introdução)


Titulo original: Educação e tecnologias;O novo ritmo da informação
Autora: Vani Moreira Kenski
Sinopse: O termo 'tecnologias' tem sido muito empregado em Educação, com os mais diversos sentidos e significados. Neste livro a autora reflete sobre as relações que sempre existiram entre esses dois campos do conhecimento: a educação e as tecnologias. Seu desafio foi o de falar sobre o tema sem entrar em discussões mais aprofundadas do campo específico da Educação, com seus jargões profissionais, suas teorias e abordagens.




A coexistência entre tecnologia e educação é para nós uma realidade que traz à tona muita discussão, dividindo opiniões entre aqueles que acreditam ser benéfico e aqueles que são contra a ideia.

A autora nos relata uma vida cotidiana em que vida real e virtual se divergem a ponto dela poder cursar uma universidade online com alunos e professores de nacionalidades diversas, utilizar uma língua estrangeira para comunicarem-se e ainda poderem compartilhar seus projetos com qualquer um que também esteja participando da plataforma online.

Isso que antes parecia apenas ‘’coisa de filme’’ é hoje em dia realidade e rotina na vida de muitas pessoas. Desta maneira, a tecnologia que já era muito presente no cotidiano pessoal chegou também até as salas de aula, aonde vem sendo explorada e abre vários caminhos para capturar a atenção de todos.


O uso da tecnologia em meio à educação vem então acrescentar à vida dos estudantes, expandindo as barreiras das salas de aula e abrindo uma vastidão de caminhos para serem explorados, fazendo com que os alunos não fiquem presos apenas a uma linha de raciocínio, mas deixando-os livros para criarem suas próprias concepções e tornarem-se mais críticos e formadores de opiniões.









Resenha: Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação - Introdução

Logo na introdução a autora descreve um mundo onde, a maioria das pessoas, está passando a utilizar com mais frequência. Dentro deste ambiente, a vida ocorre normalmente como trabalho, lazer, interação e entre outras ações. As emoções, visões, ações e as falas são controladas por mouses e teclados. Também é notável que ao decorrer das linhas, a autora mostra o longo caminho que o homem percorreu para chegar no ponto principal do livro. A educação e a tecnologia trabalhando lado a lado para proporcionar ao homem aprofundamento nos seus estudos.

 A tecnologia  e seus avanços são o nosso futuro. A cada dia que passa, nos vemos perante a uma sociedade que pode ser caraterizada como virtual. Claro que a introdução do livro é algo muito além do que vemos atualmente, todavia, é um reflexo do surgimento da tecnologia. Embora já utilizamos de alguns meios no qual a autora cita no livro, por exemplo, a simulação da nossa pessoa como um avatar.

Resenha: Educação e Tecnologias (Introdução)

Resenha: Educação e Tecnologias (Introdução)


 A autora do livro EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, fala sobre um mundo em que a tela do computador não é apenas ''uma tela de computador' como era vista no passado e sim um novo mundo, onde ela também aborda a relação entre a tecnologia e a educação.
De fato a tecnologia vem se ampliando cada vez mais, apesar de ser uma ferramenta em que ajuda muito no dia-a-dia, é notória sua capacidade de influenciar o mundo de todas as formas sendo elas para o bem ou para o mal.
Sendo ela tão influênciadora nos mostra um novo mundo, novas pessoas, novas formas de estudar. Enfim tecnologia complementa a educação, sim.

O fantástico mundo binário

O texto se trata de uma exposição que a autora faz a respeito de atividades que mostram uma experiência virtual. Nele você pode perceber uma alusão a um mundo paralelo que somos capazes de criar. Apesar de resumirmos a tecnologia computacional a um código binário, na prática estamos de frente com um verdadeiro universo de possibilidades no que se refere a experiências interpessoais, acessibilidade, velocidade na troca e absorção de informações, uma infinita gama de contatos de todos os cantos do planeta e outras coisas mais.

Dentro de um ambiente virtual acadêmico essas possibilidades são ferramentas poderosas para a otimização da aprendizagem e a facilidade de unir os alunos com o professor. Neste mundo virtual criado por pessoas reais são criados avatares que representam uma nova identidade. Existe uma infinita lista de convites e opções de navegação, alias, a própria palavra "navegação" já revela o objetivo da estrutura. Em uma atividade virtual de apresentação de uma pesquisa sobre educação e tecnologia a experiência se resume numa imersão de sentidos na frente de uma tela. Pode parecer pouco, porém, na prática é algo tão poderoso, pois fisicamente estamos no mundo da matéria e mentalmente estamos no fascinante e hipnótico mundo binário.

Certa vez ouvi a seguinte frase: "Todo extremo é beira de precipício", neste contexto a ideia se encaixa. Se optamos pela ausência de tecnologia ficamos para trás, pois o sistema globalizado e informatizado exige um rendimento e eficiência em relação a estar bem informado e sem informação normalmente caímos em alienação e manipulação. Em contrapartida o excesso também pode ser prejudicial pois nosso mergulho no mundo virtual pode ser tão profundo que teremos dificuldade de voltar para a realidade da matéria, a realidade onde flor tem cheiro e onde um cachorro te provoca a querer brincar com ele.

Concluo que a tecnologia, assim como o dinheiro ou máquinas, sempre será uma boa ferramenta para o ser humano, cabendo a nós a decisão de como vamos utilizá-los.


A digitalização das relações interpessoais.

com os avanços da tecnologia na contemporâneidade é indubitável que as relações entre as pessoas no contexto social tem diminuído e dado cada vez mais espaço para a comunicação virtual, que com suas conexões pelo mundo quebraram a barreira da distância e da realidade, o mundo tecnológico se tornando uma expansão do mundo físico.
   Dessa forma, também é empregado o uso dessas tecnologias no contexto educacional, abrangendo cada vez mais todos os tipos e maneiras de ensino para diferentes pessoas com suas peculiaridades e necessidades. Vale lembrar que as tecnologias geram conexões e caminhos no cérebro que são como caminhos alternativos para o aprendizado de um mesmo tema ou contexto e por isso seu uso se torna válido na sociedade atual.
 Do ponto de vista social, o uso da tecnologia na educação na atualidade é essencial para a adaptação e o entendimento das pessoas no mundo atual, visto que ainda utiliza-se o modelo antigo de sala de aula na qual os alunos são organizados em fileiras e tem que respeitar uma certa hierarquia dentro do espaço educacional.
 A imersão proposta pela realidade virtual retratada no texto é uma tecnologia de extrema maleabilidade por proporcionar uma experiencia completa de aprendizado e estimular todos os sentidos da pessoa (algumas pesquisas inclusive introduzem micro-túbulos para a sensação de cheiro e odor) dessa forma, as ''barreiras'' de uma sala de aula são quebradas, proporcionando com que pessoas de diferentes países estejam unidas em um mesmo ambiente, e além de tudo, a proposta virtual também promete criar não apenas um ambiente de junção entre pessoas distante mas também criar novos ambientes, reproduzir visualmente galáxias, espaços microscópicos, espaços macroscópicos e todo tipo de realidade possível em que o mundo real não pode proporcionar ao estudante por uma simples vivência
É importante ressaltar que o uso dessas tecnologias são benéficos até certo ponto, a mente humana não pode ser viciada a esse tipo de pensamento o tempo todo, esse comportamento gera vícios e pode causar sérias consequências e problemas sociais como depressão e isolamento, como tudo nessa vida, requer preparo e cuidado

Resenha: Educação e Tecnologia (Introdução)

A cada dia descobrimos diversas informações sobre a internet e os meios de comunicação, está cada vez mais depressa á atualidade do mundo contemporâneo, as tecnologias estão mais avançadas, facilitando o dia a dia do ser humano.
O texto da Educação e tecnologia retrata um ambiente virtual criado por uma estudante para realizar trabalhos e atividades em grupo. E a autora trabalha junto com seus colegas para melhoria dessa ferramenta na qual pode se discutir vários temas e divulgar uma porção de pesquisas.
Deste modo, mostra-se a importância que tem a tecnologia sendo introduzida junto com a educação, pois muitas pessoas usam a internet para jogos, sites de relacionamento, fofocas e etc...sendo que essa ferramenta pode ser usada de forma mais inteligente, com fins mais útil, entretanto esse cite virtual criado é possível acessar uma plataforma onde a mesma cria o seu personagem e se locomove pelo ambiente e também é possível a comunicação oral, escrita e gráfica. Portanto trata-se de um aplicativo muito interessante e que pode-se servir como mais uma ferramenta de utilidade para nossa sociedade.

Resenha: Introdução Educação e Tecnologias

             A autora entra em um assunto muito discutido: a educação a distância.Seu convivio social por meio de webcam, salas de estudo virtual demonstrando que as pessoas não possuem mais tempo de estudar e se dedicar.
             O problema abordado nessa introdução é a falta de convivência social, a linguagem e constante uso de tencnologias, porém tem como ponto positivo o convívio sem fronteiras, conhecendo pessoas de outros países e nacionalidades, usando uma linguagem padrão.
          Um dos maiores problemas da vida atual é a falta de comunicação física, onde as pessoas não conversam mais, preferem mandar um whatssap por exemplo, são atos que acabam por ocasionar em algum tipo de distúrbio, tornando as pessoas mais solitárias e correndo atrás de um tipo de status sociovirtual, mas como tudo tem um ponto positivo o uso das tecnologias são de extrema importância para a nossa sociedade atual como por exemplo encontrar um livro especifico ou até mesmo um artigo facilitando assim o estudo acadêmico.
       Hoje em dia somos divididos em dois mundos: o mundo virtual e o real, onde passamos a maior parte do tempo no mundo virtual conectados 24 horas por dia, mas sempre devemos possuir um determinado limite ao uso de tecnologia..

Acadêmica: Keila Anandyara Chamorro de Oliveira.

Resenha - Educação e Tecnologia

 Hoje a tecnologia tomou conta de parte da vida de maioria das pessoas, levando em consideração que ainda existem uma grande porcentagem da população que ainda não se familiarizou, ou talvez, não tenham o acesso a essas inovações.
A autora do livro fala sobre a sua chegada na universidade com seu grupo de trabalho e acessam as redes sociais, o ensino interativo. Estão construindo um espaço virtual, com jardins, banners, painéis, e a intenção é de que  as pessoas caminhem por esse jardim e que haja interação com as apresentações.
Esse espaço virtual é muito inovador, moderno, com possibilidade de se fazer até viagens virtuais e com uma tecnologia jamais vista, com certeza chamará a atenção de muitas pessoas, e de um público voltado ao mundo virtual. Essa tecnologia podemos esperar em um futuro muito próximo, no qual toda a população terá a necessidade de compartilhar de toda essa inovação.

Resenha: Educação e Tecnologia - INTRODUÇÃO

     Muito é discutido os danos e benefícios que a inserção da tecnologia trouxe e pode trazer a vida das pessoas, mas mesmo sendo um assunto muito polêmico, não pode ser deixa de ser discutido, já que a mesma está interligada a nossa vida em todos os sentidos. 
    Na introdução de seu livro, a autora aborda a relação entre a educação e a tecnologia, bem como sua evolução e resultados no cotidiano das pessoas. Começa por retratar um excelente exemplo de situação que tornou-se comum atualmente, cuja qual é a liberdade que as pessoas encontram na rede, para navegar no que quiserem, podendo fazer praticamente tudo o que precisam na frente da tela do computador, algo que não era possível a alguns anos atrás.
     A problemática levantada pela autora, é a falta de convivência social, da interação feita pessoalmente sem o auxilio de algum recurso tecnológico, porém, o lado positivo desse recurso que a nova era acabou disponibilizando, é a facilidade de se comunicar, de fiar por dentro das noticias, e até de fazer uma graduação/estudar virtualmente, podendo assim ter o contato com diversas nacionalidades e culturas. A mesma ressalta que a tecnologia pode sim ser nossa aliada no aprendizado e na vida em geral, tratando o mundo virtual não como uma simples necessidade, mas sim como uma realidade que deve ser vivida e aproveitada.

Resenha: Educação e Tecnologias - O novo ritmo da informação (introdução)

 O texto trata sobre a relação entre educação e tecnologias. O episódio contado na introdução apresenta a autora utilizando um ambiente virtual tridimensional para realizar um trabalho em grupo com pessoas de todo o mundo. Quando colocamos exemplos da utilização da tecnologia tão surreais como esse em comparação com aquilo a que éramos limitados, tecnologicamente falando, há poucos anos atrás, nos deparamos com uma explosão de mudanças inovadoras que transformam nossa maneira de viver, em todos aspectos.
 A autora discorre sobre a forma como a interação virtual acontece em sua plataforma acadêmica, onde é possível controlar um avatar que representa a pessoa que a está usando, ouvir as vozes de seus colegas de trabalho, se locomover pelo ambiente, enfim, praticamente tudo que podemos fazer na vida real. Um ponto interessante e de extrema importância que tal tecnologia oferece é a interação pautada na acessibilidade, pois além da forma de expressão oral, também existe a possibilidade da comunicação escrita e gráfica, permitindo o total acesso por todas pessoas, sem limitações.

Resenha - Educação e Tecnologia - introdução

A autora descreve a rotina do acesso ai mundo virtual utilizado para grupos que tem como objetivo de facilitar a interação entre si, de uma forma completa de comunicação com certa segurança e privacidade que um acesso com senha permite. Oferece a escolha de apresentação, melhora o angulo, som e imagem para iniciar a interação com o grupo de trabalho.

22 de março de 2017

Resenha: Educação e Tecnologia - Introdução

Resenha: Educação e Tecnologia - Introdução.

Vendo pelo lado que a sociedade está alienada a esse ponto tecnológico, onde atualmente a maioria das coisas dependem desse ponto, dessa facilidade, vejo nitidamente dois lados clichês : Negativos e Positivos.
Hoje precisamos de coisas atrativas e com muitas facilidades e informações para o acesso ao estudo, a forma como o professor passa o material, conhecimento para o aluno, depende muito da tecnologia nessa geração. O mundo virtual é um meio onde a sociedade se acha, se vê diferente, podemos ser varias coisas, ter varias formas, acesso, e desenvolvimento pessoal do conhecimento. Isso pode ser ótimo sendo usado de uma forma correta, a ideia do livro na introdução é sensacional em um ponto correto de vista. Muitos materiais de ensino tem um conteúdo complexo, coisas que as vezes com apenas uma "explicação'' não é bem passado. Com um portal tecnológico focando nessas idéias de tudo ser passado de uma forma mais fácil, é uma fonte de conhecimento incrível.
Mas vejamos assim, na geração mais antiga as bibliotecas eram mais valorizadas, o papel tinha mais valor, eu, particularmente ainda prefiro os papeis escritos onde eu possa grifar, escrever. Mas nem todos pensam dessa forma mais, com o celular, Notebooks, ipad, enfim tudo isso é um meio rápido de acesso, mas perde um pouco o valor. As pessoas ficam alienadas numa tela muito tempo, os olhos se prendem muitas horas, isso pode ser prejudicial. As pessoas perdem o contato pessoal, a troca de idéias pessoalmente, o poder de comunicação já não é mais tão forte.
Porém, temos que aceitar que o mundo tem uma nova concepção de ensino, usando isso a favor da educação. Esse é o conceito que a autora quer passar, o fato de que um grande projeto desses seja uma melhoria.




Resenha: Educação e Tecnologias - Introdução

A tecnologia esta se tornando cada vez mais pratica e cômoda, ela esta em constante evolução e se usada com moderação e com um bom intuito pode ajudar milhares de pessoas; Todavia existe o vício também.
No texto podemos observar como a tecnologia esta na rotina de muita gente, e principalmente, como é inserida juntamente com a educação.
Ele nos da também uma ideia de um futuro bem próximo, no qual já estamos utilizando desses meios, Entretanto não é como é descrito no livro, é algo mais simples comparado a essa introdução mas nada muito longe da nossa realidade.
A autora nos mostra que é possível vc interagir de uma forma completamente útil para o aprendizado de muitas pessoas, que com uma tela de computador vc pode fazer coisas que no mundo real são complicadas de acontecerem, como interagir com pessoas que estão do outro lado do mundo e ter uma facilidade de ir de um lugar para o outro no mundo virtual.
É algo ótimo essa interação dá tecnologia com a educação, mas ao mesmo tempo a tecnologia está nos tirando muito dá vida real, sobre o contato com pessoas e outras coisas.

Educação e Tecnologia - Introdução

Assim como diz a autora ela liga o seu computador e já tem acesso a internet, com uma simples camerazinha ela se identifica-se, e entra num mundo onde existe bilhões de mensagem reais e fictícias instantâneas,
escolhe "seu nome" e sexo, prontinho lá esta sua representação não real ao mundo, deixando para trás os sons dos carros e barulho dos pássaros, e dando ouvidos apenas aos sons miraculosos e insinuantes do mundo virtual.
Começa a ter uma mudança de dentro para fora, ao querer aprender o inglês, para começar a ter uma conversa com mas eficaz com pessoas não apenas de seu idioma e sim de países a fora, com tanta tecnologia, os surdos já conseguem se interagir mais nesse campo, usando diversas formas de se expressar, digitando e vendo certos aparatos.
As atividade da autora no momento, será em terminar a construção do espaço virtual com seus colegas do mundo a fora, sobre a "educação e tecnologia" , eles já utilizam o método de experimentar a reutilização de modelos anteriores já disponíveis, e deixando assim um espaço para os outro que quiserem dar uma organizada "original" também podem...
alunos de muitas disciplinas de diferentes cursos, e regiões de difícil acesso, pode se interagir com o pessoal em tempo real, sem nem se quer se levar da frente de seu computador, e ficar super atualizado.


O Equilíbrio

É incrível como a tecnologia nos possibilita a passagem de um universo um tanto quando limitado, para uma realidade completamente diferente, um mundo unificado, onde temos todas informações em apenas alguns cliques. Uma visão futurista já possível, em uma plataforma onde temos laboratórios, bibliotecas, centros de pesquisas, jardins e muitas outras coisas em uma pequena tela de computador.
Um lugar onde podemos nos recriar e até mesmo expor nossos sentimentos. A autora busca mostrar que a tecnologia é nossa aliada na educação, simplificando a vida do jovem estudante, entender que a tecnologia faz parte da nossa vida e que realmente é nossa aliada se faz necessário, em mundo onde todos estamos todos ligados compartilhando conhecimento.
A tecnologia aliada a educação se torna algo atrativo aos olhos do jovem estudante, mas é sempre necessário lembrar o uso com cautela de tal ferramenta, a autora destaca no texto sua transposição de realidade, muitas vezes deixando completamente o mundo real de lado. O que se torna algo grotesco, a interação com o mundo real e pessoas reais e não avatares é necessário, o isolamento virtual pode trazer consequências. Lembrando que o seu uso não é algo extremamente ruim, porém seu excesso pode ser algo negativo, o equilíbrio entre essas duas realidades se torna algo atrativo e positivo para a vida do estudante.

Resenha : Educação e Tecnologia - INTRODUÇÃO

Há grandes divergências de pensamentos em relação à tecnologia e a educação, o quanto elas devem ser interligadas e até que ponto ajuda ou atrapalha.

A autora acredita que, no mundo globalizado e internauta, a inserção da tecnologia não é mais uma necessidade e sim uma realidade que deve ser aceita e bem administrada.

A utilização de realidades virtuais no meio estudantil é um mal necessário que veio para ficar e tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas para as novas gerações Y, Z e Alpha ( sendo a ultima, a que tem o maior e mais rotineiro contato com a tecnologia desde muito cedo ).

Por mais que os estudiosos mais tradicionais tenham métodos quase ortodóxicos que tragam resultados, expor alunos de diversas áreas e campos à experiências mais próximas à realidade aumentam a capacidade percepção e interesse, formando estudantes mais compenetrados e com o maior absorção de informações ao brincar com o visual e não apenas empacotados em palavras dentro de um livro.

"Se não pode com eles, junte-se a eles" . É obvio que a tecnologia esta imersa em vários campos e áreas, até mesmo no dia a dia das pessoas, incluindo crianças, adolescentes e pessoas que ja atingiram o nível acadêmico. Trabalhar junto com a tecnologia no ensino não é apenas uma boa estratégia, é mais um passo rumo a evolução intelectual. Dar acesso à varias informações diferentes e interdisciplinares dão um senso maior de mundo e formam seres humanos mais críticos e cultos, gerando mais intelectuais e estudiosos pela plataforma de estudo.

16 de março de 2017

Eu, modo de usar


                                                       
                          Eu, modo de usar 

        Risultati immagini per mulhergif       
         
Pergunta-me sobre o que ando lendo e como estou me sentindo em relação a isso. Respeita o meu silêncio quando escrevo, são muitas ideias e elas me escapam num piscar de olhos. Quando levanto-me, fico ávida por uma boa conversa; esteja, portanto, atento a esse momento. Fala-me muito sobre você, conte-me histórias e ouça as minhas. Debatamos ideias. Não fale mal de ninguém para mim porque falarei mal de ti assim que te calares. Alimenta a minha criatividade e minha vontade de escrever quando eu estiver ao seu lado. Faça-me pensar em tudo, mas também de tudo esquecer. Convida-me para vermos juntos um filme diferente ou para darmos uma volta na Lagoa. Pergunte-me sobre meus filhos e sobre a saúde de meu pai. Peça para que eu te conte algo sobre a mamãe. Perceba o que precede às minhas crises de enxaqueca. Ofereça-me a sua companhia para tomarmos um café e pressione a minha nuca com firmeza nos dedos. Isso alivia-me tanto… Leia as entrelinhas das coisas que eu escrevo. Observe que ouço mal e o quanto isso me entristece. Saiba que o olfato é meu sentido mais desenvolvido e que me acalma demais cheiro de terra molhada e da dama da noite. Não diga que sou imprescindível na sua vida. Isso me assusta e não me deixa lisonjeada. Chama-me para dançar, ainda que seja somente no sentido metafórico. Embriague-se comigo. Dê-me chocolate sorrindo. Note que sou muito inteligente, mas somente para algumas coisas. Perceba o quanto sou limitada em outros departamentos. Socorra-me sabendo que eu nunca pedirei a sua ajuda para nada, mas que jamais me esquecerei dela. Não adianta falar para eu me acalmar quando estou diante de um problema. Dê outro jeito, pois eu não sou obediente. Vivo a me procurar; piore esse estado mas, por favor, perca-se um pouco em mim também.
Saiba que em todos os momentos em que estivermos juntos, estarei a observar o que te faz feliz e onde posso surpreender-te. Farei de tudo para que gargalhes ao meu lado e se o assunto em que tocas entristecer-te, darei meu jeito para que chores e te alivies. Leveza é o que terás ao meu lado. Acompanhe-me, portanto, na tentativa de diminuir essa gravidade.
Ajude-me a subir. Faça-me voar. E será uma honra ser usada por você.

  1. Acadêmica: Suellen Alves

Unigran contra o Aedes Aegypti



Este é um trabalho realizado pelos alunos do 1º Semestre de Biomedicina :)

Alunos:
Alexandre
Ana Laura
Isa Cristina
Isa Borges
Maria Antonia
Maria Fernanda
Thais Amanda

13 de março de 2017

Aluna do curso de Biomedicina conta: ''Escolhi Biomedicina depois de atuar 4 anos em Odontologia e perceber que não era isso que eu queria.''

Aluna do curso de Biomedicina conta: ''Escolhi Biomedicina depois de atuar 4 anos em Odontologia e perceber que não era isso que eu queria.''


A aluna da Universidade Unigran Capital Gabriela de Oliveira Baptista (29) tomou uma grande decisão em sua vida: trocar 4 anos de curso de odontologia pelo curso de Biomedicina. "Confesso que não conhecia esse curso, estava pesquisando sobre a área de estética e apareceu a Biomedicina. Entrei com a intenção de atuar nessa área, mas quando descobri o leque de opções que o curso me oferecia, me identifiquei ainda mais".
Por estar ainda no começo ela  não decidiu em que área da sua nova profissão vai atuar, porém diz que como sendo sua segunda graduação não carrega o ''peso'' de ter certeza de qual área vai seguir,
Perguntamos a ela se ela sofreu algum tipo de preconceito por ter trocado de curso e ela nos respondeu "Muito! até hoje eu escuto ''nossa mas você já é dentista" "largou odonto pra biomedicina por quê?" "biomédico passa fome" alguns biomédicos também já questionaram minha escolha". E ainda ressalta "o sucesso não depende do meu curso, e sim da minha dedicação e identificação como profissional".
É bom ver que essa área esta cada vez mais conquistando as pessoas e mostrando a elas que devemos fazer sim o  que gostamos sem ligar com a opnião alheia. Esse é um bom exemplo.

Gabriela de Oliveira Baptista acadêmicado 3° semestre de Biomedicina.


Alunas: Allana Arruda
             Sibele Godoy
             Thalita Montagneri

12 de março de 2017

BRIGA DE PODERES ENTRE DNA E RNA




ACADÊMICAS: EMILY
                             CAROLINA
                             FERNANDA
                             LARISSA
                             PÂMELA

A gente não quer só curtida

A paródia do Marcelo Adnet "A gente não quer só curtida" da música do Titãs "Comida" faz uma crítica bem humorada sobre comportamento dos internautas nas redes sociais. Vale a reflexão.
Letra: 
Curtida é like, no insta ou no Vine
Você me dá um RT que eu te SDV
A gente não quer só curtida
A gente quer um Tinder pra poder dar match
A gente não quer só hashtag
A gente quer ver nude no Snapchat
A gente não quer só Twitter
A gente quer Skype, Face e Foursquare
A gente dá um like e printa
A gente favorita e ainda dá um share
A gente não quer só uma selfie
A gente quer um filtro que melhore a imagem
A gente não quer só postar
A gente quer ostentar as fotos da viagem
A gente não quer só blogueiro
A gente quer blogueiro e celebridade
A gente não quer só ser gamer
A gente quer ser hacker e invadir um site
A gente não quer só um meme
A gente quer DM e um áudio no Whatsapp
A gente não quer só um vídeo
A gente quer um comment e um subscripe
Bloqueio, celebridade, postagem
Privacidade. Saudade.

Campanha solidária de doação de sangue

Doar sangue é um ato humanitário e simples que traz uma sensação de missão cumprida. Afinal, por meio deste ato você ajuda a salvar vidas. Uma pessoa que precisa de uma transfusão sanguínea só pode contar com a solidariedade de outras pessoas. Seja um doador, nunca se sabe quando você pode precisar!.


Alunas: Isabella Ribeiro da Costa, Kalline França e Maria Antonia G. Quito Alves.

11 de março de 2017

•Paródia•




•Paródia•
Dias de Luta, Dias de Glória do Biomédico
(Gabriel Militão | Gilmar Junior | Luciano Kamada | Luiz Maziero | Paulo Visintin)
Música: Dias de luta, dias de glória - Charlie Brown Jr.



Canto minha vida com orgulho...


Na minha turma tudo acontece
Quanto mais a gente rala, mais a gente cresce
Hoje estou feliz porque eu estudei com você
E amanhã posso chorar por que fiquei de D.P.

Mas...

Essa lâmina vale quase um diamante
Vou ver tua célula se tiver um corante
Com a cabeça erguida vendo slides teus
O meu sono de manhã é parecido com o teu

A vida me ensinou a nunca desistir
Nem manchar, nem beber mas procurar diluir
Podem me tirar tudo o que tenho
Só não podem me tirar as notas boas
Que eu já fiz durante um ano
Eu sou feliz e canto
A biomed é uma canção
E eu vou que vou

9 de março de 2017

Olha a Bioexplicação || Paródia

Esse é um trabalho de Linguagem e Argumentação feito pelos alunos do 1º Semestre de Biomedicina da Unigran Capital.





A verdade por trás do dia 8 de março

Dia Internacional da Mulher...


Menos medo de fazerem o que quiserem, ter liberdade sobre seus corpos, suas vidas, poderem ser livres.
Nossa sociedade extremamente machista que condena mulheres independentes que fazem o que querem porque tem esse direito (uma mulher independente não é um pedaço de carne, é um ser humano que tem os mesmos direitos que um homem tem de ser independente). Além de inúmeros palavrões que são usados até mesmo por mulheres que inferiorizam a imagem feminina (filha(o) da p*ta, v*dia, mulherzinha, entre outros).

Há 160 anos atrás, policias atearam fogo em uma fábrica onde mulheres lutavam por igualdade e direitos, direitos e igualdades que em quase dois séculos depois ainda não conseguiram obter 100%. Se hoje temos um dia para lembrar que mulheres morreram carbonizadas buscando direitos e igualdade de gêneros, não é só dia 8 de março que se luta pela justiça, por condições iguais de trabalho, salários e direitos; todo dia é dia de lutar pelo fim do machismo, pelo fim do conservadorismo, por respeito a vida e a propriedade do próprio corpo.

Pelo fim da violência, pelo fim do desrespeito, pelo fim da inferiorização, pelo fim da ridicularização, pelo fim do estupro e qualquer outra forma de abuso. 
Pelo direito de fazer as mesmas coisas que os homens sem serem criticadas e nem ouvirem que merecem ser estupradas.

O verdadeiro sexo frágil sempre será o masculino por oprimir, pressionar, ridicularizar, agredir, humilhar e manter as mulheres caladas sem os mesmos direitos por milhares de anos.

Negligência Hospitalar

     Durante uma investigação sobre o desvio de dinheiro público, o MPF(ministério público federal) recebeu uma denúncia onde um funcionário do Hospital das Clínicas de São Paulo, declarou que médicos da instituição reaproveitaram materiais descartáveis, e o pior, os mesmos utensílios voltavam para a mesa de cirurgia(um absurdo!).

Unigran Capital é eleita a melhor Instituição de Ensino Superior particular do Estado

A nossa querida Universidade Unigran Capital foi classificada em 1º lugar entre as Instituições de Ensino Superior (IES) particulares do Estado, de acordo com os índices de qualidade ICG e Enade postado no dia 08 de março pelo MEC (Ministério da Educação). Ao considerar as universidades públicas do Mato Grosso do Sul, a universidade alcançou a posição de 2° lugar, ficando atrás da UFGD (Universidade Grande Dourados).  
Foram utilizados como base vários indicadores, dentre eles o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Índice Geral de Cursos (ICG) 2015, levando em consideração a infraestrutura, formação dos professores (ótima qualidade), desempenho dos estudantes e a indicadores da pós-graduação. A avaliação foi realizada pelo Inep/MEC.


Com nota 4 no ICG, Unigran Capital entro na baixa porcentagem de 18% das IES que conseguiram nota 4 ou 5 no país. A maioria alcançou nota 3, cerca de 63%. Com destaque para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física, Radiologia e Enfermagem que conquistaram nota 4 comparados aos cursos de universidades públicas. De acordo com a Agencia EBC, cerca de 15% das instituições avaliadas pelo MEC ganharam índices de insuficientes (nota 1 e 2).
Assim como foi visto no ano de 2015 que foi classificada como a melhor Instituição de Ensino Superior de Campo Grande, Ganhando nota 4 pelo MEC em sua avaliação de universidades públicas e particulares.





O que é enfermeira?

Darlene
Elenei
Tatiane

O irônico dia da mulher



Madalena acorda às 05:00 da manhã e silenciosamente sai do quarto para começar o dia. Faz suas higienes, prepara o café, passa a camisa do marido e acorda seu filho. Ela coloca o uniforme em sua cria, o senta à mesa e prepara seu leite. Delicadamente sussurra um bom dia ao seu marido, que responde com um resmungos e um empurrão, tadinho, seu time perdera na noite anterior e o mesmo está nervoso, ela merecia isso por tê-lo acordado. Ao voltar à cozinha, percebe que a criança já havia terminado, ela escova seus dentes enquanto o pai junta-se a mesa. Seu café está frio, e isso proporciona outra bronca, mas ela merecia, deveria ter feito o café mais tarde para que ele tomasse quente.