O texto se trata de uma exposição que a autora faz a respeito de atividades que mostram uma experiência virtual. Nele você pode perceber uma alusão a um mundo paralelo que somos capazes de criar. Apesar de resumirmos a tecnologia computacional a um código binário, na prática estamos de frente com um verdadeiro universo de possibilidades no que se refere a experiências interpessoais, acessibilidade, velocidade na troca e absorção de informações, uma infinita gama de contatos de todos os cantos do planeta e outras coisas mais.
Dentro de um ambiente virtual acadêmico essas possibilidades são ferramentas poderosas para a otimização da aprendizagem e a facilidade de unir os alunos com o professor. Neste mundo virtual criado por pessoas reais são criados avatares que representam uma nova identidade. Existe uma infinita lista de convites e opções de navegação, alias, a própria palavra "navegação" já revela o objetivo da estrutura. Em uma atividade virtual de apresentação de uma pesquisa sobre educação e tecnologia a experiência se resume numa imersão de sentidos na frente de uma tela. Pode parecer pouco, porém, na prática é algo tão poderoso, pois fisicamente estamos no mundo da matéria e mentalmente estamos no fascinante e hipnótico mundo binário.
Certa vez ouvi a seguinte frase: "Todo extremo é beira de precipício", neste contexto a ideia se encaixa. Se optamos pela ausência de tecnologia ficamos para trás, pois o sistema globalizado e informatizado exige um rendimento e eficiência em relação a estar bem informado e sem informação normalmente caímos em alienação e manipulação. Em contrapartida o excesso também pode ser prejudicial pois nosso mergulho no mundo virtual pode ser tão profundo que teremos dificuldade de voltar para a realidade da matéria, a realidade onde flor tem cheiro e onde um cachorro te provoca a querer brincar com ele.
Concluo que a tecnologia, assim como o dinheiro ou máquinas, sempre será uma boa ferramenta para o ser humano, cabendo a nós a decisão de como vamos utilizá-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário