Argumentar é convencer e persuadir. Convencer é falar seu pensamento demonstrando o porquê. Persuadir é saber lidar com a relação. Convencer e persuadir se diferenciam em convencer é algo no campo das ideias, que ela pense como eu. Já persuadir é estar no campo das emoções, fazendo com que realize o que eu quero. Podemos convencer as pessoas mas não persuadi-las. Ou podemos persuadi-las e não convencer, depende do racional da pessoa. Argumentar é você convencer da ideia e persuadi-lo que faça ao mesmo tempo.
A primeira condição da argumentação é ter definida uma tese e saber para que tipo de problema essa tese é resposta. Por exemplo: se queremos vender um produto, temos que saber as necessidades e satisfazê-las, nossa tese é o próprio produto.
Segundo, a tese são as próprias ideias, então se quero vender a ideia, tenho que ter bons argumentos para convencer os clientes. É preciso fazer uma pergunta, para depois sim lançar as ideias como resposta, como se lança uma semente em um campo adubado.
A segunda condição da argumentação é ter uma "linguagem comum" com o público, pois o emissor deve adaptar-se às condições intelectuais e sociais do receptor e utilizar termos técnicos apenas para determinados públicos.
Em uma situação argumentativa, aquele que apresenta seus argumentos é responsável pela ideia que aquilo passa a quem está ouvindo e, consequentemente, é também responsável pelas conclusões resultantes de tal argumento.
A terceira condição da argumentação é ter um contato positivo com o auditório, ou seja, é preciso ter um gerenciamento de relação e outra fonte de contato positivo com o outro é o saber ouvir e não ter a tendência de só falar o tempo todo, é preciso desenvolver a capacidade de audiência empática.
As palavras e frases, o tom e som da voz, a postura corporal e a expressão facial dizem muito sobre a gente, então é preciso prestar muita atenção na impressão que passamos para as pessoas, pois através das mesmas podemos passar uma imagem errônea de nós mesmos.
É a quarta condição que é a mais importante será agir de forma ética, ou seja, argumentar de forma honesta. Caso o contrário, a argumentação vira manipulação. No processo argumentativo, a característica é a credibilidade e para ter isso é preciso se comportar de modo verdadeiro revelando o propósito e emoções. Assim como as pessoas tem detectores inconsciente de interesse sexual ao sexo oposto, elas também possuem detectores de credibilidade em relação ao outro.
Para ter credibilidade você precisa apenas buscar sua criança interior, pois elas não dizem o que não acreditam e não fingem o que não sentem. Ao longo da vida os adultos é que se desprendem disso, depois que outros adultos nos ensinaram a separar a inteligência da emoção.
Acadêmicas
Ana Rocha
Helouisse Lima
Nathália Cintra
Bruna Costa
Barbara Moreira
Acadêmicas
Ana Rocha
Helouisse Lima
Nathália Cintra
Bruna Costa
Barbara Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário