A linguagem corporal é um tipo de linguagem não-verbal, pois determinados movimentos corporais podem transmitir mensagens e intenções. Dentro dessa categoria existe a linguagem gestual, um sistema de gestos e movimentos cujo significado se fixa por convenção, e é usada na comunicação de pessoas com deficiências na fala e/ou audição.
Existem estudos que afirmam que 93% da nossa comunicação é através da forma não-verbal, compostos por 7% de componente verbal (significado), 38% por componente vocal (tom da voz) e 55% ao componente facial (expressões faciais).
As emoções, expressas por meio das expressões faciais, em sua maioria, são consideradas universais, pois as mesmas expressões para determinadas emoções podem ser identificadas por pessoas das mais variadas culturas e regiões. Isso nos permite criar um elo de igualdade com todos seres humanos, pois apesar das diversidades de línguas e costumes, tendemos a expressar-nos de maneira semelhante.
Na Psicologia, a linguagem corporal é de extrema importância para a leitura das emoções do paciente, que pode ter dificuldade em se expressar com palavras. Além disso, permite identificar e tratar personalidades perigosas, como as de sociopatas, que não apresentam expressão alguma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário